Decreto de Reabilitação ao Colégio Episcopal



DICASTÉRIO PARA OS BISPOS


DOM KLYNIO CARDEAL STEINER
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Prefeito do Dicastério para os Bispos

A todos que este decreto lerem, que o senhor Jesus, Deus de misericórdia, te conceda graça e paz.

Chegou ao gabinete deste dicastério, por parte do caríssimo irmão de episcopado, Dom Marcos Almeida, uma carta em que o supracitado solicitava a reabilitação ao status quo de bispo em plena atividade da Santa Igreja.

O Dicastério para os Bispos vem por meio desta, por ordem do Santo Padre, o Papa Gregorio VII e respaldado do Motu Proprio Dispensatores Mysteriorum, art. 17, § 3, tendo em vista a solicitação do caríssimo irmão, DECRETAR a reabilitação de Dom Marcos Almeida, que até o presente momento se encontrava como arcebispo emérito residente em Belo Horizonte, passando agora ao estado de bispo ativo, ficando incardinado Bispo auxiliar, gozando de todos os direitos e cumprindo com todos os deveres aos quais lhe são incumbidos na nova função e estado.

Em vista disso, após um pequeno período de análise a Congregação para os Bispos, julgou ser válida a reabilitação ao Ministério Episcopal do até então Bispo Emérito, usando de suas jurisdições que foram concedidas pela Santa Sé Apostólica DECRETAMOS a REABILITAÇÃO ao Colégio Episcopal do querido filho Dom Marcos Almeida.

Após a publicação deste decreto, o supracitado deve apresentar-se com máxima urgência para o encaminhamento aos trabalhos pastorais e espirituais. 

Sem mais, desejamos que caminhe junto ao Senhor e siga sua missão de pescador de homens, leve aos arrependidos a absolvição e o perdão dos pecados, que como Pastor possas resgatar outras ovelhas desgarradas do rebanho.

Dado em Roma, no Gabinete do Dicastério para os Bispos, 10 de Fevereiro de 2023,
sob o reinado de Gregorio VII, memória litúrgica de Santa Escolástica.

                  

                         + Dom Klynio Card. Stainer +
             Prefeito para o Dicasterio para os Bispos

                                

                       

                                                                     Monsenhor Lucas Steiner 
     (Secretário de Ss. Gregorius VII)