DECRETO "ECCLESIA PASTORE EGET"


 DOM ITALO CARDEAL LOURENÇO 

POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 

CARDEAL BISPO DE ÓSTIA 

DECANO DO SACRO COLÉGIO CARDINALÍCIO 


DECRETO "ECCLESIA PASTORE EGET"

PELO QUAL SE É INTERFERIDO O MINISTÉRIO PETRINO DE SUA SANTIDADE, O PAPA GREGÓRIO VII 


A todos os que destas nossas memoráveis letras tomarem conhecimento, cordiais saudações e bênçãos apostólicas. 


"Mas aquele que não sabe e faz coisas dignas de punição será espancado com poucos golpes. De todo aquele a quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido." (Lucas 12:48). 

A missão do Romano Pontífice é a de servir a todos os fiéis, confirmando-os na fé verdadeira e reta e unindo-os no mesmo rebanho de Cristo.

Os livros do Novo Testamento foram escritos na segunda metade do século I d.C ... Eles são um testemunho escrito, com a assistência do Espírito Santo, da fé da Igreja Apostólica. Os Evangelhos nos revelam bem o destaque dado ao apóstolo Pedro. A razão para isto é sem dúvida a escolha que o Senhor fez de colocá-lo como pastor e guia de sua Igreja (Mt 16,13-20; Lc 22.31-34; Jo 21,15-19). O livro dos Atos dos Apóstolos nos mostra a figura de liderança que São Pedro exerceu na Igreja, deixando claro que Ele viveu de acordo com a vontade de Jesus (At 1,15-26; 2,14-41; 3,1-26; 4,1-22; 8,14-25; 9,31-43; 15,1-35…). 

Ao longo da História da Santa Sé de Minecraft, nós já tivemos 32 sucessores de Pedro. Ele pode ser chamado de Papa (título carinhoso que remonta a palavra pai); Pontífice (por ser o representante máximo na terra do Povo de Deus); Servo dos servos (destacando que sua função é de serviço aos cristãos); Bispo de Roma (quem recebe a presidência da Igreja de Roma se torna o chefe da Igreja Universal); e, Vigário de Cristo (ele é o representante máximo de Cristo cabeça presidindo seu Corpo na terra). 

O Papa é a cabeça do Colégio Episcopal, o Vigário de Cristo e o Pastor da Igreja Universal. Ele é o representante de Cristo na terra. Cabe a ele colocar em prática tudo aquilo que o Senhor pediu. Ele exerce a função de ensinar o Povo de Deus e, para isto, goza da infalibilidade pessoal quando, em seu magistério extraordinário, define algo em matéria de fé e de moral. Além disto, ao seu magistério ordinário, apesar de não ser infalível, deve ser dado assentimento religioso da vontade e da razão. O Bispo de Roma é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade da Igreja. É ele quem, ensinando a verdade, coloca a medida para todos os católicos. 

Na Igreja, exercer o Ministério Petrino é assumir o serviço que foi de São Pedro, o primeiro papa da Igreja, instituído pelo próprio Jesus Cristo, que lhe disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (MT 16, 18). “Eu roguei por ti (Pedro) para que a tua fé não desfaleça. E tu, uma vez convertido, confirma teus irmãos” (Lc 22,32). “Apascenta meus cordeiros… Apascenta minhas ovelhas” (Jo 12, 15-17).

Em nossa realidade virtual, caminhamos em unidade, enquanto filhos de Deus e membros desta Grei do Senhor, apesar de nossos afazeres, buscamos sempre evangelizar através desta missão virtual. No entanto, quando estamos passando por necessidades ou problemas pessoais, nos cabe focar, para que possamos resolver o que há, principalmente aqueles que têm um dever ou cargo que exige mais responsabilidade e atenção. Nosso querido Papa Gregório VII, está no seu ministério petrino a 02 anos, que muito ajudou esta Igreja a caminhar e cumprir com sua missão primária. A um tempo atrás, pensava em renunciar, pela situação que esta Igreja passava, após muitas orações por sua parte, bem como de todos os filhos de Deus, repensou e decidiu ficar, mesmo com suas responsabilidades pesando na vida real. Todavia, preocupa-nos a realidade que esta Igreja novamente se encontra, sem a orientação de um pastor, que não é presente, tampouco cumpre com os deveres do Romano Pontífice. 

O Colégio dos Cardeais, observando esta fatídica situação, após muitas orações e reuniões, cumpre o que é prescrito com seus direitos, de dar à Igreja um novo Papa, e ainda extraordinariamente, retirar o Pontífice caso não cumpra com suas obrigações. 

É neste cenário, que depois de muitas tentativas de diálogo desprezadas, e pensando no bem desta Igreja Virtual, com a aprovação de todo o Sacro Colégio Cardinalício, fazemos por bem em INTERFERIR no Pontificado do Papa Gregório VII, fazendo-se que o mesmo deixe a Cátedra Petrina, bem como do título que goza. Determinamos ainda, que todos os trâmites e ritos que fazem referência ao Tempo de Sede Vacante, sejam cumpridos, sendo o primeiro, a quebra do anel do pescador.

Seja declarado "SEDE VACANTE", a partir do momento da quebra do anel,  e o mesmo tornando-se automaticamente Bispo Emérito de Roma (Papa Emérito). Caso o mesmo, se recuse a entregá-lo, seja excomungado pelo próximo Pontífice. 

Por fim, pedimos que a Santíssima Virgem Maria, olhe com bons olhos para esta Igreja, que carece de bênçãos e de um pastor digno de guiar esta Igreja. 


AD PERPETUAM REI MEMORIAM.


REGISTRE-SE

PUBLIQUE-SE

CUMPRA-SE


DADO e PASSADO em Roma, cidade eterna, sob o selo e sinal de nossas Armas Cardinalícias, no vigésimo quinto dia (25), do mês de janeiro do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e três (2023). 



+Italo Card. Lourenço 

Decano do Sacro Colégio Cardinalício