DECRETO DI CHIUSURA DI SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO


GREGORIO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

A todos os que este lerem,
saudação, paz e bênção no Senhor.

Na nossa solicitude apostólica, no último dia décimo quinto dia,   , foi-nos oportuno criar e eregir a Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião, após consulta às autoridades competentes e ao Colégio Cardinalício. Durante o exercício da Igreja em Rio de Janeiro, os pastores batalharam arduamente para que não faltassem operários e bons operários para a messe do Senhor.

Contudo, nos últimos tempos, faltaram pastores para a Igreja de Rio de Janeiro: presbíteros e bispos que fossem zelosos. Os poucos que permaneceram em sua missão corriam o risco do desânimo e do desgaste. Nosso olhar de pai e pastor precisou voltar-se a esta situação. O clero de Rio de Janeiro foi, então, excardinado e transferido para as outras Igrejas Particulares do Brasil. 

Ouvimos, sobre o assunto, o parecer da Nunciatura Apostólica para o Brasil, do Dicastério para os Bispos e do Dicastério para o Clero, e havemos por bem, DECRETAR o fechamento e a extinção da Arquidiocese Metropolitana de Rio de Janeiro,  a partir da presente data, não obstante do que pesar em contrário. 

Rezamos ao Senhor da messe e pastor do rebanho que envie-nos operários para a seara. Mas, não apenas envie operários, pois estes não faltam. Pedimos ao Senhor trabalhadores animados, zelosos e dedicados para o seu santo serviço, para que se unam aos tantos que já trabalham na messe, e assim a Igreja possa cumprir com mais perfeição de levar o Evangelho de Cristo.

Dado e passado em Roma, aos vinte e oito  dias do mês de janeiro do ano do Senhor de 2023, segundo de Nosso pontificado.