DECRETO DE REABILITAÇÃO AO ESTADO CLERICAL - SR. VITOR VALDENEI



DOM ITALO CARDEAL LOURENÇO 

POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 

CARDEAL BISPO DE ÓSTIA

DECANO DO SACRO COLÉGIO CARDINALÍCIO

_____________________________________________________

DECRETO DE REABILITAÇÃO AO ESTADO CLERICAL 

_____________________________________________________


Ao Caríssimo filho, Vitor Valdenei e a todos os que lerem ou tomarem conhecimento deste decreto, saúde e paz.

"Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espirito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espirito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como lhe apraz. Porque, como o corpo é um todo com muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Em um só Espirito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. Assim, o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos." (1 Cor. 12,4-14). 

Nosso Senhor Jesus Cristo sempre está aberto para acolher a todos, igualmente a sua Igreja que e alegra em poder receber seus filhos de volta à casa do Pai. Haja vista o interesse do Sr. Vitor Valdenei para retornar a esta Santa Igreja e contribuir com a evangelização através do sacerdócio, a Congregação para o clero, analisou sua caminhada, e vimos aptidão para o retorno como presbítero.

Contudo, através deste, decretamos a REABILITAÇÃO do mesmo citado acima, ao segundo grau do Sacramento da Ordem, confiantes na misericórdia de Deus para com este filho. Suplicamos ao Senhor para que siga fielmente o vosso sacerdócio com o desejo de amar e continuar a missão na Santa Igreja. 

A Mãe de Jesus, assim como, glorificada já em corpo e alma, é imagem e início da Igreja que se há-de consumar no século futuro, assim também, na terra, brilha como sinal de esperança segura e de consolação, para o Povo de Deus ainda peregrinante, até que chegue o dia do Senhor.

DADO e PASSADO em Roma, aos 14 dias do mês de janeiro do ano de 2023.


+ ITALO LOURENÇO DA SILVA

Decano do Sacro Colégio Cardinalício