Bula de Abertura da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro



 GREGORIO, EPISCOPVS

SERVUS SERVORUM DEI

Ad perpetuam rei memoriam.

Muito solícito pelo bem espiritual dos fiéis espanhóis, o venerável irmão, Dom Klynio Cardeal Steiner, pediu a esta Sé Apostólica para que fosse fundada uma nova Diocese. Tendo ouvido o Pontifício Conselho Ecclesia Dei; consultado o Sacro Colégio Cardinalício, de bom grado julgamos dever atender ao pedido apresentado, muito proveitoso à salvação das almas. 

Portanto, pela nossa suprema autoridade apostólica, DECRETAMOS a criação da ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO, estabelecemos a Sede no Rio de Janeiro; e elevamos ao grau e à dignidade de Igreja Catedral, o templo paroquial, dedicado a Deus, em honra a São Sebastião, na qual ordenamos que, seja instituído o Cabido de Cônegos. Além, disto, tornamos a Diocese do Rio de Janeiro,  sufragânea à Roma, e submetemos ao direito do Bispo de Roma. As demais providências sejam implementadas conforme as leis canônicas.

Confiamos a execução de tudo isto ao mencionado venerável irmão MinistroPalabra, concedemos-lhes ao mesmo tempo as necessárias e oportunas faculdades, também de subdelegar, para o efeito do qual se trata, a qualquer varão constituído na dignidade eclesiástica, determinando que seja enviado, logo que possível, um exemplar autêntico da ata de execução, nada obstando em contrário. 

Dado em Roma, junto de São Pedro, no décimo quinto dia, do mês primeiro de 2023. Segundo do nosso Pontificado.

+ Gregório . Pp VII
Pontifex Maximvs