Recomendações às Ordens Religiosas | Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades Apostólicas

                 


 DOM FRANCISCO JOSÉ CARDEAL SILVA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES APOSTÓLICAS

Aos caríssimos irmãos na fé em Jesus Cristo, paz e bem vos sejam dados abundantemente por ação da intercessão de vossos patronos espirituais.


Toda boa obra de salvação parte de nosso sacerdócio desmerecido, que pela graça fomos dignificados para exercer, pela ação de salvação dos homens e mulheres e pela santificação do povo, sacrifícios imaculados e salvíficos conforme nos mandou, na fundação do mistério eucarístico, Nosso Senhor Jesus Cristo. Dessa forma, todo sacerdócio instituído ordinariamente pela imposição das mãos, tradição que recebemos dos Apóstolos e que pela mesma ação nos tornamos seus sucessores, para continuar o ministério missionário, parte primeiro dos bispos, pastores por excelência do rebanho e que se assentam com dado privilégio espiritual acima dos irmãos presbíteros, diáconos e religiosos, para a supervisão do povo.

Portanto, para que se cumpra a função de superintendência que se espera dos pastores das greis particulares, assim como por nossa parte enquanto supervisores de todas as famílias religiosas e institutos de vida consagrada pelo mundo, essa congregação pretende ESCLARECER algumas funções dos superiores das ordens religiosas, sendo as mesmas:

  • Os superiores tem a autonomia em dar as ordens a serem seguidas pelos integrantes, sejam eles noviços ou professos.
  • Algumas decisões em questão quanto aos cargos próprios da ordem (Reitorias, Promotorias, etc) podem ser tomadas em conjunto com os bispos, de forma particular, em questões de Santuários, Basílicas e Paróquias Pessoais as quais são responsáveis.
  • Questões de intervenções dos bispos devem ser sempre tomadas após o pedido do superior-geral ou em caso de força maior.
  • Em questão das vestes próprias, se houver alguma alteração, favor colocar nos relatórios e informar a esta congregação.

Por fim, caríssimos filhos desejo que desçam sobre vós as bênçãos infindáveis de vossos santos protetores, e que vossas famílias religiosas sejam profundamente profícuas em trabalhos, contando sempre com o apoio fraterno desse dicastério.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no Palácio das Congregações, aos 21 dias do mês de Setembro do ano de dois mil e vinte e três. 


+ Dom Francisco José Cardeal Silva.  

Prefeito da Congregação para o Institutos de Vida Consagrada e Sociedades Apostólicas