Decreto acerca dos relatórios Arquidiocesanos | Nunciatura Apostólica






DOM PEDRO CARDEAL PACELLI 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
NÚNCIO APOSTÓLICO PARA O BRASIL

Aos excelentíssimos senhores Arcebispos do Brasil, e a todo povo de Deus, paz e bem. 

 Amados irmãos, o compromisso da Santa Mãe Igreja em orientar seus membros no contínuo caminho da salvação é imprescindível, em nosso apostolado isto sempre se manifestou através da preocupação e zelo de nossos clérigos ao levar Jesus Cristo, mesmo com todas as dificuldades, obstáculos e momentos intempestivos desta Sé, a fidelidade e condução fraternal não devem diminuir, mas fortificar-se ao passo que temos plena convicção de nossa profissão de fé, e nos é inevitavelmente atribuída sua preservação. Desta forma, resplandece a figura do bom pastor como exemplo a ser seguido, a Igreja para seu favorável funcionamento investe seus compromissados delegados da missão de acompanhar, orientar e liderar seus cooperadores na evangelização e os evangelizados ao redor do mundo.

 Assim me dirijo aos superiores eclesiásticos do Brasil, recordando a imensa confiança em vós depositada. Abono aos senhores o que a palavra nos propõe: pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com desejo de servir. Não hajam como dominadores, mas como exemplos ao rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória" (1 Pedro 5:2-4)
 É fundamental nessa lógica, que os pastores acompanhem conscientemente e relatem as ações de seu clero, nas paróquias e comunidades de forma transparente. Analisando a demanda de coordenação das decisões arquidiocesanas com aquilo que é expedido pela nunciatura apostólica, bem como as nomeações presbiterais e diaconais e as necessidades particulares de cada território a serem consideradas, que nos articulamos a determinar mecanismos de contato eficazes entre tais, para a resolução mais ágil de problemáticas e direcionamento das greis.

 Para tanto, conforme foi previamente acordado com os respectivos dirigentes arquidiocesanos, e colocado em pratica informalmente, esta nunciatura sugeriu o restabelecimento de alguns compromissos pastorais já bem sucedidos em nossa caminhada, o que inclui a volta dos relatórios arquidiocesanos. Pesando em retoma-los, por este DECRETO fica mediante obrigação dos ordinários locais a sua produção, a qual dispomos aqui algumas indicações:

1. Os relatórios a priori serão enviados periódicamente a nunciatura a cada semana, sendo seu dia de entrega habitual aos sábados (via WhatsApp privado do núncio, ou e-mail). Qualquer alteração no espaçamento do tempo de envio dos documentos será por nós previamente comunicado. 

2. Deverá ser redigido um relatório de cada circunscrição eclesiástica, por seu devido superior, ou através da chancelaria competente.

3. Haverão de ser listados os Diáconos e presbíteros atuantes, especificicando suas funções e ocasionais títulos de honra reconhecidos.

4. A todos os Diáconos, Padres, Cônegos e Monsenhores será atribuída a qualificação de seus trabalhos por uma nota, acompanhada das breves observações sobre sua atuação, atividade e compromisso.

5. Em decorrência do item anterior, já se abre o precedente para a solicitação de emeritações (ou demissões), vindas por parte do próprio clérigo ou por decisão da Cúria local, a qual será destinada ao Dicastério para o Clero, que trabalhará conosco para a promoção do colégio.


6. Idem às três últimas colocações também aos episcopos auxiliares/coadjuntores, haja vista dos trabalhos serem encaminhados igualmente ao Dicastério para os Bispos.

7. No relatório ficará facultativo a colocação de sugestões por parte das (Arqui)dioceses, tendo o espaço aberto para solicitações, que mediante análise poderão ser (ou não) deferidas por esta Nunciatura.

8. É de bom grado o emprego de um simples resumo das atividades feitas durante a semana, demonstrando a linha de condução adotada.

9. No ato do envio se dê preferência a documentos nos formatos Word ou PDF, e que serão exclusivamente privados entre nós e os dicastérios já mencionados.

10. A entrega fora do prazo sem justificativa apresentada, acarretará a notificação extra-oficial aos incumbidos.

 Ciente da cooperação paternal dos senhores, que cuidam com imenso amor de vossos filhos na fé, agradeço em nome da Santa Sé pelos serviços que virão a ser colocados em prática com a corrente medida. Que o Senhor derrame, com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida as mais abundantes bênçãos sobre o nosso Brasil.

 Dado e passado em São João Batista, na sede da Nunciatura Apostólica, aos 25 dias do mês de julho do ano sacerdotal de 2023.

+ Dom Pedro Cardeal Pacelli 
Núncio Apostólico para o Brasil