Bula ''Mater Ecclesiae'' de Concessão do título de Paróquia - Santuário




GREGORIO, EPISCOPUS 
SERVUS SERVORUM DEI

BULA 
MATER ECCLESIAE
DE CONCESSÃO DO TÍTULO DE PARÓQUIA- SANTUÁRIO À IGREJA 
DE SANTA TEREZA DE ÁVILA 

A todos os irmãos da Comunidade de Santa Tereza de Ávila em Roma,  e a todos que esta lerem,
 saúde e bênção no Senhor, Cristo Jesus. 

"A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular" (Sl 188,22). Jesus é essa pedra angular: rejeitado pelos homens e por isso escolhido por Deus. Jesus foi rejeitado de modo total: ninguém o apoiou, nem mesmo sua comunidade. No entanto, foi o rejeitado que Deus, o Pai excelso, exaltou, fundando n'Ele o seu reino. "Vós acusastes o Santo e o Justo, e exigistes que fosse agraciado para vós um assassino, enquanto fazíeis morrer o Chefe da Vida” (cf. At 3,14). Mesmo inocente de tudo quanto foi acusado, Cristo foi rejeitado e padeceu numa cruz, antigo sinal de maldição. Esta cruz, que antes era sinal de maldição, hoje é nossa glória, nossa salvação e vida. Desta pedra rejeitada vêm todas as igrejas, local onde é atualizado o memorial da paixão do Senhor, nos fazendo mais próximos d'Ele. “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (cf. Mt 16,18) e nessa pedra estamos até hoje edificados, firmes. Pedro é a rocha, a base firme onde Jesus quis fundar sua igreja, primitiva em toda a terra. Pedro foi um pastor que com generosidade deu sua vida pelas ovelhas.

Na atitude de Pedro, recordamos nossos muitos padres que dão sua vida pela igreja e por suas ovelhas e fazem grandes trabalhos de evangelização. Certamente, para que ocorra a celebração do mistério da fé, se faz necessário uma igreja, um local sagrado. Sendo assim, voltamos nossos olhares para a Igreja de Santa Tereza de Ávila, e ao povo desta comunidade . Observamos ser um frutuoso local de culto, onde é conspícua a massiva participação dos fiéis e grande devoção dos que a frequentam. Portanto, usando de nossa autoridade Apostólica, CONCEDO de bom grado a elevação à Paróquia - Santuário da até então Igreja de Santa Tereza de Ávila. A partir da publicação deste decreto, tal igreja seja conhecida como Paróquia - Santuário e, contenha em seu interior o umbráculo como sua principal insígnia. Contenha também o tintinábulo que, junto do umbráculo, mostrará a comunhão da igreja com o Sumo Pontífice. Que com esta elevação, seja também aumentada a devoção, a fé, a oração e a piedade dos que aí frequentam, para que o nome de Deus ressoe sempre neste templo. 

Sem mais, despeço-me invocando as mais copiosas bençãos de Deus sob a intercessão de Santa Tereza de Ávila e Santo Antônio. 

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no dia 21 de Março de 2023, segundo de nosso pontificado.

Gregorio, Pp. VII
Servus Servorum Dei